Uma coisa importante para saber sobre seu periquito é o seu sexo, o macho tem a cor de sua narina(em cima do bico) tem a cor de azul ou roxo e quando é jovem a cor fica meio branco , e da fêmea é rosa ou marrom e quando é jovem possuem o bico meio verde água e todos eles com o bico cor de rosa quando jovem demais.
Nas épocas de reprodução(é o ano todo mais a época que tem mais ninhada é na primavera) o bico da fêmea escurece para marrom chocolate e após a reprodução o bico do macho fica azul escuro.
Para se perceber uma coisa que a fêmea vai reproduzir é olhando bem se o macho alimenta ela pelo bico, se ela fica entrando e saindo do ninho que significa que ela está arrumando o ninho para botar seu ovo, ou seja, planejando cria.Quando a fêmea sente que vai botar ela fica bastante tempo no ninho.
Percebe-se facilmente que quando vai botar ela sai do ninho para beber e comer rapidamente para voltar.
O ninho de periquito encontra-se em lojas de pet-shops( eu comprei por 3, 80) é uma caixinha de madeira não precisa colocar nada pois os periquitos livres botam em madeira de árvores e a fêmea mesmo vai levar casquinha de semente da sua ração para seu ovo ficar mais confortável.
Como o periquito é um roedor muito bem( de preferencia que a gaiola deles não sejam de madeira, pois se você gastar um dinheirão em uma gaiola dessa você acabará se arrependendo porque o periquito vai roer até estragar) em seu ninho de madeira irá roer, mas deixe pois se vai botar ovos ela só está preparando o ninho, então não se preocupe.
Acasalamento
Como o periquito é um roedor muito bem( de preferencia que a gaiola deles não sejam de madeira, pois se você gastar um dinheirão em uma gaiola dessa você acabará se arrependendo porque o periquito vai roer até estragar) em seu ninho de madeira irá roer, mas deixe pois se vai botar ovos ela só está preparando o ninho, então não se preocupe.
Acasalamento
Foto de um macho(verde) chamando a fêmea para o acasalamento.
A fêmea para ter um relacionamento com o macho ela tem que ter mais de 6 meses, com 6 ela ainda é muito jovem, com 10 meses elas podem até botar ovos mais elas não tem experiencias com nada e não vai saber botar, não tem cálcio, nem chocar, para a idade perfeita é com mais 1 ano de vida.
Quando o macho quer acasalar com a fêmea ele arrepia a pena do pescoço e da cabeça e a pontinha preta do olho dele fica muito pequeno, e quando a fêmea quer o acasalamento, ela levanta a cabeça e as penas da cauda para cima.
Quando se tem um casal de periquito a maioria quer que ela bote um ovo então, se você quer que a fêmea e o macho se acasalem é melhor colocar um ninho direto, e quando decidirem se acasalar ela sabe que é lá que ela tem que botar (é claro que para ela se acasalar com o macho ela tem que aceitá-lo)e para não tem muitos filhotes em pouco tempo retire o ninho.
É muito bom que tenha pelo menos 1 ninho por casal, pois a fêmea irá considerar que o ninho fosse a "cama" dela elas acabarão brigando.
Ovos
Os ovos de periquitos são muitos sensíveis e pequenos de 2 cm até 3cm por isso você tem que ter o maior cuidado.
É normal as fêmeas botarem os ovos em dias separados. também pode causar de ela demorar de botar á 1 semana para botar apenas 5 ovos.
Se a fêmea botar um ovo a cada dias diferentes provavelmente os filhotes não iram nascer no mesmo dia.
O macho as vezes quebram o ovo, e para isso não acontecer antes de ela botar os ovos coloque ovos falsos para ele ver que não é possível quebrá-los.
Para as fêmeas botar e que os filhotes nasçam tem que estar em uma gaiola ou viveiro grande com bastante espaço, senão ela joga o ovo pra fora do ninho, sabendo que se nascer filhotes não terá espaço pra ela e pra eles, que também os pais podem matar as crias ainda bem pequena.
Não pode retirar o ovo em hipótese alguma a fêmea pode perder as esperanças deles originarem filhos, e ela jogará o ovo pra fora do ninho e a fêmea e o macho voltam a se acasalar.
Não retirar as cascas do ovo após o filhote nascer a fêmea sabe exatamente o que fazer, ou ela come as cascas para ganhar cálcio ou ela joga pra fora do ninho. Apenas se ela não tirar você retira.
A fêmea pode descartar ovos por alguns motivos:julianasphynx.blogspot.com
1 - Quando os mesmos não foram fecundados: As vezes pássaros colocam ovos mesmo que vivam sozinhos pois precisam eliminar ovários não fecundados. Tartarugas e outros ovíparos também agem dessa maneirajulianasphynx.blogspot.com2 - Ela não conseguir chocar: Se os ovos estão a muito tempo com ela e a fêmea não conseguiu chocar por ter os deixado esfriar ou mesmo por falta de experiência vai perceber a perda e descarta
3 - Ela não quis chocar: Esse problema é muito comum em viveiros muito populosos ou com pouco espaço. As fêmeas tem noção de que suas crias não terão espaço o suficiente para viver e optam por acabar com os ovos antes de seu nascimento.
Filhotes
Quando os filhotes nascem, a mãe ainda continua entrando dentro do ninho e o macho trazendo comida.
Não intrometa pois a mãe sabe se virar sozinha cuidando do filhote fazendo que um dia eles podem se virar sozinhos.
Depois de um tempo que eles nascem coloque o ninho no chão da gaiola, para que o filhote não caia, se isso acontecer pegue ele de volta e coloque dentro do ninho novamente, e coloque o ninho em um lugar baixo que ele não caia, e também que possam dar uma "saidinha" e que voltem sozinhos.
Após 2 meses de vida limpe o ninho 1 vez por semana, e dentro espalhe jornais, pois terá uma grande quantidade de fezes que pode causar doenças.
Acompanhe para ver se tem algum problema com a alimentação.As vezes os pais deixam de cuidar dos filhotes mais novos para cuidar dos mais velhos independente.
Quando os filhotes tiverem todos cobertos de penas, separe-os dos pais para iniciar outra postura.
Outras
As fêmeas botam de 3 a 8 ovos por postura, chegando até 11.
Após o acasalamento a fêmea bota a partir de 9 a 20 dias.
E começam a nascer depois de 18 a 22 dias.
Sua esperança de vida é de 12 anos.
Recomenda-se que tenha brinquedos para eles, outro periquitos ou atenção humana.
Alimentação
SEMENTES
As principais são:
1) Alpiste.
2) Painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho).
3) Aveia.
4) Níger.
2) Painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho).
3) Aveia.
4) Níger.
As sementes são o principal alimento dos periquitos, e exatamente por isso faço questão de sementes de excelente qualidade e boa procedência. Minha fórmula é 75% de alpiste + 25% de 4 tipos de painço e níger. Uso as sementes da Zootekna, (veja link embaixo do menu), o que me garante sementes limpas e de boa qualidade. A aveia pode ser usada em épocas especiais, como casal criando, e também para filhotes ganharem peso. Não aconselho deixar a disposição o tempo inteiro, porque de forma geral engorda os pássaros. É interessante servir numa tigela à parte, porque se misturada as sementes, fica difícil separar depois as cascas das sementes.
VERDURAS
Excelente alimento, fornece vitaminas e minerais. Devemos priorizar as que têm folhas mais escuras como espinafre, chicória e almeirão, e evitar as de folhas claras como alface, pois contém muita água e poucos nutrientes. Eu forneço para meus pássaros 2 a 3 vezes por semana.
FRUTAS
Como no caso das verduras, as frutas são ótimo alimento, fornecendo muitas vitaminas e minerais. Sem dúvida, a mais usada é a banana, excelente fonte de iodo, e auxílio para os filhotes ganharem peso rapidamente. Outras frutas como maça ou laranja também podem ser dadas. Atenção, não dê aos pássaros em nehuma hipótese o abacate, pois ele contém substâncias nocivas aos pássaros, e se ingerido é fatal.
FARINHADAS
Assim como as sementes, forneço a farinhada o tempo todo a todos meus pássaros, independente se estão criando ou não. Como disponho de pouco tempo, optei por fornecer uma farinhada já pronta, ao invés de prepará-la, (o que também é possível), e depois de alguma pesquisa sobre farinhadas, escolhi a farinhada Farimix Criador S.P. 27 para Psitacídeos da Zootekna com 27% de proteínas pela qualidade, palatabilidade e custo/benefício. Para os filhotes ainda no ninho e em fase de desmame, eu dou a papinha para filhotes Vital Bird Filhote, também da Zootekna, através de seringa com bico próprio para essa finalidade.
MILHO
O milho verde é sem dúvida o alimento preferido dos periquitos. O milho é excelente hidratante e dá ganho de peso aos filhotes. Deve ser servido sem casca e bem lavado, e não deve ser servido cozido ou salgado. Também deve-se tomar cuidado para não servir milho com agrotóxicos. A espiga ideal, é aquela que não é amarelo/escura e dura, e nem branca/mole, a ideal, é aquela que está quase explodindo e brilhante. Eu sirvo aos meus pássaros de 2 a 3 vezes por semana, e particularmente me divirto vendo-os comer e se lambuzarem. Também gosto de ver os casais que estão criando alimentarem os filhotes depois de comerem milho, pois os filhotes ficam com os papos super cheios do suco do milho que os pais deram.
ÁGUA
Deve estar sempre a disposição. Pode ser oferecida água tratada comum, pois o nível de cloro presente na água de consumo humano não representa problemas para os periquitos, no entanto, a qualidade da água da rede, varia de local para local. Outra opção é servir água filtrada ou fervida. A água pode ser servida tanto nos bebedouros tradicionais, como também em pequenas tigelas de porcelana. A vantagem dos bebedouros, é que os pássaros não defecam dentro, e a desvantagem, é que os filhotes recém saídos do ninho, não alcançam esse bebedouro. Existe também, o sistema automático de água, que consiste basicamente de um dispositivo que solta água bastando um toque, ligado por uma mangueira numa caixa d'água. Evitando assim, que os pássaros bebam água suja.
GRIT
Grit ou areia, é um item muitas vezes esquecido na dieta dos periquitos. Facilmente encontrado nas casas de aves, e geralmente com preço acessível, o grit compreende além de grãos de areia selecionados, farinha de ostra, carvão vegetal, etc. Como essas aves não têm dentes, eles precisam ingerir grãos de areia, os quais ficam depositados na moela, e quando o pássaro ingere novas sementes, o pássaro movimenta a moela, usando esses grãos para moer as sementes. Deve-se deixar sempre à disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário